UAG - 12 anos

A UAG e seus 12 anos: sonho sonhado junto: realidade
 
De um sonho, sonhado há décadas, à realidade. Assim podemos definir a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que nesta terça-feira (05/09) completa 12 anos de implantação. Criada no ano de 2005, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o intuito de interiorizar o ensino superior, até então mais fortemente concentrado nas capitais brasileiras, a UAG foi a primeira a ser implantada como expansão, e tem ido muito além de ser um espaço de ensino, pesquisa e extensão.

Tem sido sobretudo um espaço de realizações, em que jovens, principalmente do Agreste pernambucano, fincam suas raízes e, ao término de suas graduações e pós-graduações, têm emanado saber científico Brasil afora, valendo destacar diversos estudantes que tem saído da UAG diretamente para o exterior, alimentando ainda mais seus sonhos, seja no mercado, seja para prosseguimento na área acadêmica.

Mas o sonho só deu certo porque foi sonhado junto: cidades do Agreste, estudantes, lideranças políticas, a população como um todo. Todos sonharam. Como diz o poeta: “Sonho que se sonha só é apenas um sonho. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. Nestes 12 anos, a UAG tem muito a celebrar. São muitas as conquistas. Contudo, válido mesmo é brindar a perspectiva de ela continuar alimentando mais outro sonho: vir a se tornar a Universidade Federal do Agreste! Sonhemos e lutemos juntos para tal!