Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Servidores da UAG/UFAPE participam de seminário sobre construção de sentidos no ambiente de trabalho | UFAPE

Servidores da UAG/UFAPE participam de seminário sobre construção de sentidos no ambiente de trabalho

Imagem: IF Sertão-PE - Salgueiro

 

Servidores técnico administrativos da UAG/UFAPE participaram, no dia 18 de dezembro, do Seminário "Construindo sentidos no ambiente de trabalho", promovido pelo Campus Salgueiro do IF Sertão-PE. Durante o seminário, professores e técnicos-administrativos do campus Salgueiro, de outras unidades do IF Sertão-PE e de instituições convidadas participaram de mesa de debates e oficinas, promovendo reflexões sobre a felicidade, relações interpessoais e a motivação no serviço público.

O seminário começou com apresentação cultural dos servidores Fábio Marins e Ulisses Azevedo, que integram o grupo de poetas do sertão central pernambucano, seguido da mesa de debates com o tema principal do evento. Mediado pela administradora do campus, Naylane Leite, a mesa contou com participação dos convidados Jackson Neves, Valdeline Cardoso e Marlon Souza, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), que abordaram as principais teorias da Administração e da Gestão de Pessoas sobre felicidade, motivação e ética no serviço público. "Um servidor motivado pode transformar o seu ambiente de trabalho e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. É importante que os gestores saibam identificar práticas e elementos motivacionais para fomentar o desenvolvimento humano das suas equipes, bem como os próprios servidores possam buscar essa motivação dentro de si, para que o trabalho também seja fonte de felicidade e bem estar. O serviço público sempre teve o estigma de ser apenas um trabalho estável, mas é muito mais que isso, precisa ser visto também como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional na carreira do servidor", destacou Jackson Neves.

À tarde, a programação foi dividida em oficinas de meditação, literatura de cordel e discussões sobre democracia, qualidade de vida no trabalho, e atividade docente, e também contou com a participação musical da Servidora Kézia Barros, da UAG/UFAPE . Para a psicóloga do campus Santa Maria da Boa Vista, Érica Freire, o evento foi mais que proveitoso. "Pensar a construção de sentidos no trabalho é pensar nos sujeitos, nas pessoas que fazem parte da instituição e que tanto transformam o seu ambiente de trabalho como são constantemente transformados por ele. Precisamos falar sobre as pessoas, falar e promover o cuidado, a atenção, tornar o nosso ambiente de trabalho menos técnico e mais humano. O seminário promoveu reflexões muito interessantes sobre isso, e permitiu a troca de ideias e espaço de fala, que foram muito enriquecedores", avaliou.

 

* Com informações do IF Sertão-PE Salgueiro (https://www.ifsertao-pe.edu.br/index.php/campus/salgueiro)