Nota de Esclarecimento / FUTURE-SE

O Diretor Geral e Acadêmico da UAG/UFRPE, prof. Airon Melo, esclarece que na última segunda-feira (14/10/2019), na Sede (Recife), os Conselhos Superiores da UFRPE (CONSU, CEPE e CC) reuniram-se a fim de deliberar sobre a adesão ou não da Universidade quanto ao programa do governo federal intitulado “Future-se”.

Previamente, havia sido formada uma Comissão, da própria UFRPE, que analisaria o referido programa com foco em três eixos, quais foram: “Governança, Gestão e Empreendedorismo”, “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação” e “Internacionalização”. Após o trabalho de análise da Comissão, foi apresentado um texto aos Conselheiros, intitulado “Análises e reflexões sobre o programa Future-se do MEC”, para apreciação.

No final do texto apresentado pela Comissão, nas “Considerações finais”, constava: “Dessa forma, a Universidade Federal Rural de Pernambuco se posiciona contrária ao Programa Future-se, na versão ora apresentada”.

Na ocasião reunião do dia 14/10/2019, após discussão, a Assembleia foi unânime quanto a não adesão do programa “Future-se”. Sendo que, para a redação final do texto, foram apresentadas duas propostas.

A primeira era: “Dessa forma, a Universidade Federal Rural de Pernambuco se posiciona contrária ao Programa Future-se.” E a segunda: “Dessa forma, a Universidade Federal Rural de Pernambuco se posiciona contrária ao Programa Future-se, na forma como o mesmo foi apresentado.

Postas em votação as duas propostas da redação do final do texto, a primeira foi escolhida pela maioria, com exceção do prof. Airon Melo, que entendeu que a segunda proposta seria mais viável.

A fim de a comunidade acadêmica da UAG/UFRPE tomar conhecimento do texto final, segue o mesmo anexo a esta postagem.