Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS) desenvolve software de apoio à realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)

Desde 2004, o governo federal, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), promove a aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), com o objetivo de avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

Ciente disto, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG) realizou uma parceria com o Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS), com funcionamento na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), e que atua no desenvolvimento de tecnologias sociais e apoio a projetos dentro dos eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, para o desenvolvimento de um software que pudesse ser usado no processo de diagnóstico do nível de conhecimento dos estudantes da UFRPE acerca dos conteúdos do Enade, e que pudesse dar subsídios às coordenações de curso e ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) na realização de ações proativas junto a seus discentes.

Assim surgiu o Sistema de Organização de Simulados Enade (S.O.S. Enade), um sistema web capaz de gerar simulados da prova do Enade a partir de um banco de dados com as questões das edições passadas do exame. O S.O.S. Enade foi desenvolvido na linguagem de programação PHP, com base no framework Laravel, e conta com funcionalidades como o cadastro e gerenciamento de usuários, onde cada usuário tem acesso a um conjunto específico de funcionalidades de acordo com seu perfil, que pode ser Coordenador, Professor ou Aluno. Cadastro e gerenciamento de cursos, disciplinas e questões, e ainda importação de listas de alunos e questões, agendamento de simulados, e relatórios de desempenho.

O sistema foi desenvolvido no Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais pelos alunos do curso de Ciência da Computação Alvanir Júnior e Djeymisson Rennan, sob a orientação e supervisão dos professores Anderson Fernandes de Alencar, docente do curso de Pedagogia da UAG e coordenador geral do LMTS, e Igor Medeiros Vanderlei, docente do curso de Ciência da Computação da UAG e coordenador de desenvolvimento do LMTS. Também se envolveram como colaboradores, o professor Rodrigo Gusmão de Carvalho Rocha e os estudantes Andrei Lima Alves dos Santos, Cézar Rômulo Cordeiro de Araújo Filho e Pedro Gabriel Santos do Couto Soares, todos do Curso de Ciência da Computação.

O S.O.S. Enade foi registrado em nome da UFRPE pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), sob o código BR512019000967-3, e está disponível para ser usado por todos os cursos da UFRPE, podendo ser acessado através do endereço: http://app.uag.ufrpe.br/sosenade. Diversos cursos da UFRPE estão iniciando as atividades no programa, preenchendo, num primeiro momento, o banco de dados com questões das edições passadas do Enade, por exemplo.

O lançamento oficial do S.O.S. Enade ocorreu na última quinta-feira (16), durante reunião dos coordenadores de curso da UFRPE na Câmara de Ensino.

Para obter mais informações, tirar dúvidas ou solicitar acesso ao S.O.S. Enade, o interessado pode entrar em contato com o LMTS através do e-mail lmts@ufrpe.br, ou pelo grupo no whatsapp criado pela PREG para agregar os coordenadores que estão utilizando ou pretendem utilizar a ferramenta.