cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS) desenvolve software de apoio à realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) | Unidade Acadêmica de Garanhuns

Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS) desenvolve software de apoio à realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)

 

Desde 2004, o governo federal, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), promove a aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), com o objetivo de avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

Ciente disto, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG) realizou uma parceria com o Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS), com funcionamento na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), e que atua no desenvolvimento de tecnologias sociais e apoio a projetos dentro dos eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, para o desenvolvimento de um software que pudesse ser usado no processo de diagnóstico do nível de conhecimento dos estudantes da UFRPE acerca dos conteúdos do Enade, e que pudesse dar subsídios às coordenações de curso e ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) na realização de ações proativas junto a seus discentes.

Assim surgiu o Sistema de Organização de Simulados Enade (S.O.S. Enade), um sistema web capaz de gerar simulados da prova do Enade a partir de um banco de dados com as questões das edições passadas do exame. O S.O.S. Enade foi desenvolvido na linguagem de programação PHP, com base no framework Laravel, e conta com funcionalidades como o cadastro e gerenciamento de usuários, onde cada usuário tem acesso a um conjunto específico de funcionalidades de acordo com seu perfil, que pode ser Coordenador, Professor ou Aluno. Cadastro e gerenciamento de cursos, disciplinas e questões, e ainda importação de listas de alunos e questões, agendamento de simulados, e relatórios de desempenho.

O sistema foi desenvolvido no Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais pelos alunos do curso de Ciência da Computação Alvanir Júnior e Djeymisson Rennan, sob a orientação e supervisão dos professores Anderson Fernandes de Alencar, docente do curso de Pedagogia da UAG e coordenador geral do LMTS, e Igor Medeiros Vanderlei, docente do curso de Ciência da Computação da UAG e coordenador de desenvolvimento do LMTS. Também se envolveram como colaboradores, o professor Rodrigo Gusmão de Carvalho Rocha e os estudantes Andrei Lima Alves dos Santos, Cézar Rômulo Cordeiro de Araújo Filho e Pedro Gabriel Santos do Couto Soares, todos do Curso de Ciência da Computação.

O S.O.S. Enade foi registrado em nome da UFRPE pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), sob o código BR512019000967-3, e está disponível para ser usado por todos os cursos da UFRPE, podendo ser acessado através do endereço: http://app.uag.ufrpe.br/sosenade. Diversos cursos da UFRPE estão iniciando as atividades no programa, preenchendo, num primeiro momento, o banco de dados com questões das edições passadas do Enade, por exemplo.

O lançamento oficial do S.O.S. Enade ocorreu na última quinta-feira (16), durante reunião dos coordenadores de curso da UFRPE na Câmara de Ensino.

Para obter mais informações, tirar dúvidas ou solicitar acesso ao S.O.S. Enade, o interessado pode entrar em contato com o LMTS através do e-mail lmts@ufrpe.br, ou pelo grupo no whatsapp criado pela PREG para agregar os coordenadores que estão utilizando ou pretendem utilizar a ferramenta.