Encontro dá início à implantação da Universidade Federal do Agreste (UFAPE)

Esta quinta-feira (24/01) marcou o início de uma etapa importante na história da educação superior no Estado de Pernambuco. Em reunião realizada no auditório da Sala dos Conselhos Superiores da UFRPE, no campus Recife/Dois Irmãos, foram iniciados os trabalhos das equipes técnicas envolvidas no processo de transição que culminará com a completa autonomia da nova Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), cuja Lei de criação foi assinada em abril de 2018, a partir de desmembramento da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE).

Apesar da criação legal da UFAPE ter sido promulgada no primeiro semestre de 2018, o processo de tutoria entre UFRPE e UFAPE só pôde ser iniciado no começo de 2019. Segundo a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, o Ministério da Educação só formalizou o Termo de Cooperação Técnica com a UFRPE no fim de dezembro do ano passado, o que provocou um atraso no começo dos trabalhos entre as equipes das duas universidades.

Ainda segundo a reitora, o processo iniciado nesta quinta-feira (24/01) possui caráter essencialmente técnico. “Estamos dando início ao processo de tutoria entre a UFRPE e a UFAPE, com a construção de uma agenda de trabalho entre as equipes técnicas, de troca de experiências entre os setores envolvidos. Mas outras questões organizacionais só serão iniciadas a partir da nomeação do reitor pró-tempore da UFAPE, pelo Ministério da Educação, o que esperamos que ocorra em breve”, ressaltou a professora Maria José de Sena.

O Termo de Compromisso entre a UFRPE e o MEC tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo tempo no caso de necessidade. A reitora da UFRPE, no entanto, acredita que o processo deve ser concluído ao fim do primeiro ano de tutoria. “As equipes de trabalho da UAG/UFRPE – agora UFAPE – são muito competentes e já estavam habituadas a muitas rotinas da gestão universitária. Penso que não será necessária uma prorrogação do Termo de Compromisso. Vamos trabalhar para que tudo ocorra da melhor forma”, enfatizou.

No encontro desta quinta-feira, alguns setores da UFRPE fizeram uma apresentação de informações estratégicas para os representantes da UFAPE no encontro. Questões relacionadas a orçamento, assistência estudantil, gestão de pessoas, planejamento, entre outros temas, fizeram parte dos debates da reunião.

“Foram muitas etapas que atravessamos até chegar a este momento. Desde a decisão de nos emanciparmos, passando pela criação do projeto da universidade, pela aprovação da Lei de criação da UFAPE, a homologação pela Presidência da República, a assinatura do termo de compromisso, a aprovação e homologação da Lei Orçamentária 2019 e por este encontro de hoje. É um momento de muita alegria, mas também é um grande desafio para todos nós”, destacou Airon Melo, diretor geral e acadêmico da UAG/UFAPE.

Airon destacou que a criação da nova universidade é uma oportunidade para toda a região. “São novos cursos que irão surgir, novos servidores contratados, criação de novas tecnologias, novas possibilidades de desenvolvimento. Vamos cumprir com nossa missão, que é atender o Agreste de Pernambuco, mas também o Estado e todo o Brasil”, afirmou.

A Lei Orçamentária de 2019, assinada em 16 de janeiro deste ano, prevê um orçamento de R$ 141,7 milhões para a UFAPE, a serem destinados para despesas com custeio e, principalmente, com o pagamento da folha de pessoal.

Criada pela Resolução nº 44/2005-Conselho Universitário da UFRPE (CONSU), a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), primeira expansão da UFRPE e primeira extensão universitária a ser instalada no país, teve as suas atividades iniciadas em setembro de 2005, com quatro cursos de graduação: Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia e Normal Superior. A UAG faz parte do processo de interiorização do ensino superior, política pública do Governo Federal, que pretende oferecer educação gratuita e de qualidade à população que vive nas regiões afastadas dos grandes centros urbanos. Atualmente a UFAPE oferta 7 cursos de graduação e 4 de pós-graduação.

Unidade de Belo Jardim

Entre os desafios da implantação da UFAPE, está também o do início das atividades da nova Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ), cujos cursos de graduação devem ser iniciados no segundo semestre de 2019. A UABJ será um campus da UFAPE, devendo ofertar inicialmente quatro novos cursos de engenharia: Engenharia Química, Engenharia de Controle e Automação Industrial, Engenharia de Computação e Engenharia Hídrica. A estimativa é de que a Unidade atenda cerca de 1.600 estudantes.

Serão disponibilizadas 40 vagas por curso a cada semestre, contabilizando 80 vagas anuais. Os cursos terão carga horária de 3.915 horas, sendo divididos ao longo de 10 períodos letivos.

De início, a UABJ funcionará numa estrutura provisória, a ser alugada pela já nas próximas semanas. A obra da Unidade englobará um total de 22 edificações, cujos projetos estão sendo desenvolvidos pela UFRPE.