Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Bacharelado em Zootecnia | UFAPE

Bacharelado em Zootecnia

Código do Curso: Zootecnia - 91738

PERFIL DO EGRESSO EM ZOOTECNIA

O Bacharel em Zootecnia ou Zootecnista atua na produção animal, preservação da fauna, criação de animais de companhia, lazer e esporte, sendo profissional essencial em todas as atividades agropecuárias. É capaz de gerenciar, planejar e administrar empreendimentos do agronegócio, como fazendas, granjas, agroindústrias, envolvendo-se desde a produção até a comercialização, dinamizando e tornando eficaz o processo. 
Atua em todos os setores da produção animal desde a nutrição, melhoramento genético, reprodução, sanidade até administração rural, respeitando o bem-estar animal, considerando a sustentabilidade econômica e ambiental da propriedade, levando ao consumidor produtos de origem animal com qualidade e biossegurança.
Desenvolve atividades que visam à preservação do meio ambiente por meio da defesa da fauna e orientação da criação das espécies de animais silvestres. É um profissional que atua ainda em biotecnologias como manipulação genética, marcadores moleculares, biotécnicas reprodutivas e nutricionais. Desenvolve pesquisas em instituições públicas ou privadas, gerando conhecimento e tecnologia, informando e implementando pelo ensino e extensão rural.

TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO

Nutrição animal; Ciências do Solo e Forragicultura; Biologia Molecular e Melhoramento Genético Animal; Produção Animal em Culturas Zootécnicas (Caprinocultura, Ovinocultura, Bovinocultura, avicultura, suinocultura, entre outras); Gestão em Agronegócio; Biotecnologias Aplicadas em Zootecnia; Atividades Agropecuárias com Sustentabilidade Ambiental; Tecnologia e Biosseguridade dos Produtos de Origem Animal; Sociologia e Extensão Rural; Criação e Preservação de Animais Silvestres; Criação de Animais de Companhia, Lazer e Esportes.

CAMPO PROFISSIONAL

O Bacharel em Zootecnia ou Zootecnista pode atuar em atividades relativas ao agronegócio, com animais silvestres, de companhia, de esporte e lazer, tanto em âmbito público como privado, em fazendas e granjas; em estabelecimentos agroindustriais; em indústria de rações, fármacos, produtos biológicos e outros insumos para animais; em instituições de ensino e centros de pesquisa; em empresas de consultoria agropecuária, bem como na comercialização de insumos e produtos agropecuários.

O mercado de trabalho é um dos fatores de maior influência na escolha da profissão. No caso do Zootecnista ele é bastante diversificado:

Instituições públicas ou privadas;
Laboratórios de pesquisa;
Empresas agropecuárias;
Cadeia Agroindustrial;
Gestão Ambiental e Sustentabilidade de Agronegócios;

PERFIL DO INGRESSO

O curso de graduação em Zootecnia deverá assegurar ao egresso, sólida base de conhecimentos científicos, tecnológicos e metodológicos, além de senso crítico e de responsabilidade, que lhe permitam planejar e gerenciar diferentes sistemas de produção animal, otimizando a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias socialmente adaptáveis; desenvolver pesquisas e ações de extensão e ensino.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Coordenador: Prof. Robson Magno Liberal Veras
Telefone: (87) 3764-5505
E-mail: coordenacao.cz.uag@ufrpe.br

WEBLINKS RELACIONADOS A ÁREA

Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ)
http://www.abz.org.br/

Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
http://www.sbz.org.br/

Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA)
http://www.snpa.org.br/

Portal Zootecnia Brasil
http://www.zootecniabrasil.com.br/